Entrega Gratuita para envios superiores a 75€

Meias de compressão elásticas: o que são e para que servem?

Escrito em 24 de janeiro de 2022

Meias de compressão elásticas: o que são e para que servem?

De uma forma bem simples, podemos definir as meias de compressão como peças de roupa que são feitas para melhorar a circulação do sangue nas pernas.

Para perceber o seu funcionamento é importante compreender, primeiro, qual é a mecânica da nossa circulação do sangue, conhecida por circulação sanguínea.

O nosso coração bombeia o sangue oxigenado para os órgãos e para os membros através das artérias.

Quando o sangue chega à parte inferior do corpo, aos pés, é necessário que ele retorne para cima, para o interior do coração.

No nosso organismo existe um dispositivo que ajuda o sangue a subir e que impede que volte para trás: são as válvulas unidirecionais.

Quando os músculos contraem, o sangue é injetado no sentido dessas válvulas. Quando elas sofrem algum dano ou as veias ficam obstruídas por algum motivo, a circulação fica comprometida. O sangue congestiona os vasos, o que causa varizes, inchaço e outros problemas.

As meias elásticas atuam massajando os músculos e os vasos sanguíneos dos membros inferiores. Ao aplicarem uma pressão homogênea nas pernas, facilitam o retorno do sangue ao coração. Elas funcionam como uma espécie de bomba que atua contra a força da gravidade.

As meias de compressão têm a função de reforçar as veias e de normalizar a parede dos vasos, aumentando a velocidade da circulação do sangue.

Por este motivo, o seu uso diário, quando é feito de forma correta, ajuda a prevenir e a combater as varizes, o inchaço dos pés e a sensação de peso e cansaço das pernas, além de outras doenças vasculares, que podem surgir devido ao esforço venoso para fazer o retorno do sangue até ao coração.

 

Classificação e graus de compressão

A gravidade da doença venosa determina a pressão necessária. Existem meias de compressão com quatro diferentes classes de compressão. Dependendo do local do dano, das veias e da extensão da sua progressão, são utilizados diferentes comprimentos de meias.


Classe de compressão / Grau 1: Pressão 18-21 mmHg
Compressão suave para uma pressão ligeira no tornozelo.

Indicado em situações de pernas pesadas e cansadas, na formação ligeira ou inicial de varizes e edemas (inchaços) ligeiros.

Para prevenir varizes, por exemplo na gravidez ou em profissões em que se passa muito tempo sentado ou em pé.


Classe de compressão / Grau 2: Pressão 23-32 mmHg
Compressão média para uma pressão moderada no tornozelo.

Usada, por exemplo, em varizes pronunciadas, pernas frequentemente inchadas, edemas após tromboses, pequenas úlceras cicatrizadas, no caso de inflamações fortes durante a gravidez, após inflamações venosas superficiais e após tratamento esclerosantes (escleroterapia) ou cirurgias.


Classe de compressão / Grau 3: Pressão 34-46 mmHg
Compressão forte para insuficiência venosa crónica grave, linfedemas, edemas acentuados, após tromboses, no caso de alterações da pele e depois da cicatrização de úlceras graves.


Classe de compressão / Grau 4: Pressão pelo menos 49 mmHg
Em situações mais graves do que para a classe III, em linfedemas e lipedemas.

Na imagem abaixo, poderá ver os diferentes modelos de meias de compressão disponíveis, bem como a forma como é aplicada a pressão das meias nos membros inferiores.

AD - até ao joelho;
AG - até à raiz da coxa;
AT - Collant;
AT/U - Collant de gravidez;
AT/H - Collant para homem